Saudações visitantes!
Faz um bom tempo que estou ausente aqui, tem acontecido tanta coisa recentemente, que escrever para o blog infelizmente tem ficado em segundo plano. Mas vamos lá...
Comprei o guache da TGA há um tempo e já deu para testar ele em alguns trabalhos. Comprei as tintas nas cores branco e ciano e infelizmente, só pude testar com relativa efetividade o branco. E no que diz respeito à forma como trabalho com o guache, os testes não me agradaram.
TGA, é uma marca de guache (com características profissionais) brasileira, de custo muito acessível. Caso queiram conhecer, acessem o site deles clicando aqui.
Acredito que saibam que não trabalho com o guache direto do pote ou da bisnaga (como no caso da TGA). Desde o princípio, há uns dez anos ou mais, me acostumei a montar minhas paletas com várias cores e deixá-las secar, para depois molhar a tinta e reativá-las quando fosse necessário. Minhas paletas lembram um pouco as atuais Himi (os guaches famosos da China), a diferença é que precisam ser reativadas. E é nesse ponto, da reativação da tinta que o guache branco da TGA deixa a desejar.
Como o branco é a tinta guache que sem dúvida é a mais utilizada, obviamente,comprei ela primeiro por questões financeiras. Infelizmente, logo nos primeiros testes percebi uma coisa, que além dela secar mais rápido que a Talens, depois de seca, ela apresenta uma superfície mais resistente à diluição. E isso meus caros, para mim é um grande problema.
Tão breve quanto possível, farei a aquisição de um novo pote de guache branco da Talens, apesar de custar mais, ela atende minhas necessidades artísticas muito bem. O guache da TGA custa um terço (ou menos que isso) do que um pote da Talens de 16 ml e tem quase o dobro da quantidade de produto, com seus 25 ml.
De forma alguma, estou dizendo que eles tem a qualidade inferior, muito pelo contrário. Em todos os testes que fiz, ao menos a cor branca apresentou a mesma qualidade de sobreposição e as características que se esperam de uma tinta guache.
Ainda não pude usar o ciano o suficiente para falar sobre a qualidade dele. Tão pouco, posso falar das outras cores, ainda não precisei repor o magenta, amarelo ou o preto.
No fim, recomendo que testem as tintas vocês mesmos, assim vão saber dizer se a TGA atende ou não a necessidade de vocês. Como disse, exceto a questão da reativação, a tinta funcionou bem.
Outra coisa, nunca confunda o guache TGA com um escolar. O TGA tem características de um guache profissional, os escolares têm corpo menos denso (como mel) e menos pigmento.
Enfim, é isso o que posso compartilhar com vocês sobre a TGA até o presente momento.
Abraços e até breve!
Comentários
Postar um comentário