Saudações caros visitantes!
Como disse em uns posts anteriores, o lápis pastel seco tem a mina mais dura que o giz, por isso deve ser utilizado primeiro. O giz é muito macio, então quando passamos o lápis por cima dele, a maioria deles remove a camada inferior dos gizes. Mesmo assim, se vocês souberem usar isso em seu favor, pode ser algo bem útil.
Uso menos pastel seco do que gostaria por dois motivos, primeiro por ser difícil de trabalhar detalhes com eles (exceto em grandes formatos), além disso, os vernizes mais acessíveis do mercado escurecem o trabalho ou o deixam esbranquiçado. Por isso, tenho que digitalizar ou fotografar o trabalho antes de selar, senão ele perde muito da variação tonal obtida, principalmente com os tons claros.
Tenho pintado pouco nos últimos dias, não... pra ser bem sincero, não tenho produzido nada recentemente. Os últimos dias têm sido complicados e por isso precisava desenhar algo para aliviar a pressão. Como não veio nada de especial à mente, resolvi desenhar um cão e finalizar com pastel seco.
O desenho é simples, usei como referência uma foto de um cão de uma raça inglesa, a Jack Russel Terrier. No Brasil temos uma raça muito parecida, o terrier brasileiro, comumente conhecida como Fox Paulistinha.
Nesse trabalho, usei o papel Kraft 180 g, que tem textura e resistência adequados para o uso do pastel seco. Não é perfeito, mas funciona bem. Além disso, usei verniz fosco Acrilex para selar.
Enfim, é isso, espero que tenham gostado. Se você é uma das poucas pessoas que me seguem no Instagram, estou afastado dele nesses últimos dias e tem sido muito bom. Ele não cresce mesmo e não vou pagar para isso acontecer, então vou deixá-lo de lado. Se você quiser conferir as novidades, vou publicá-las aqui ou no meu Behance (be.net/mateuscena).
Abraços e até breve!
Belo trabalho, o motivo também é dos melhores. A sua técnica é impressionante.
ResponderExcluirNunca testei pastel... Quem sabe algum dia eu experimente, mesmo sabendo que a dificuldade é bem grande.
No mais, a rede social citada está mesmo deixando muita gente desanimada mesmo.
Bom fim de ano e 1 grande abraço!
Obrigado Andy! Ainda tenho muito o que aprender a respeito de pastel seco, mas sigo na luta. Se pensar que há um tempo sequer conseguia usar esse material a ponto de achar que nunca conseguiria fazer isso um dia, acredito que ao menos tenha aprendido o básico. O problema do pastel é o formato, para se entregar resultados melhores, tem que trabalhar com formatos maiores, só assim para se fazer detalhes interessantes, do contrário, somente sugestões mesmo.
ExcluirÉ, Instagram não rende muito para mim, então deixa ele lá.
Bom fim de ano e 2 abraços! kkkkkk