Saudações visitantes!
Hoje vou mostrar para vocês os estudos que fiz com a aquarela Pocket Box da Van Gogh com o Papel Canson Aquarelle XL.
Os primeiros testes que fiz com a aquarela da Van Gogh foram realizados em dois tipos de papeis, o Canson Aquarela 300 g e o Canson Desenho 200g. Eu gostei de usar os dois papeis por motivos diferentes, o Aquarela por ser muito resistente e o Desenho, por expandir a tinta de um jeito bonito.Mesmo assim, esses dois papeis tem suas "deficiências", o Aquarela 300 g tem uma textura canelada que não me apetece nem um pouco, já o Desenho 200 g, não foi pensado para técnicas aguadas, então além de enrugar muito, resiste a um número menor de pinceladas.
Por isso resolvi apostar no papel da Canson que vem logo em seguida, o Aquarelle 300 g XL (melhor custo benefício em relação ao Montval) e eu encontrei um papel incrível para técnicas úmidas e aguadas.
O Canson Aquarelle XL contém tanto a resistência do Aquarela 300 g quanto a textura suave do Desenho 200 g e por isso, ele é o melhor papel que já usei com aquarela (até o momento). Na época que usei o Montval, não só não possuía uma boa aquarela, como não tinha experiência suficiente com a tinta para avaliá-lo corretamente. Então não posso dizer muito sobre ele, há não ser falar sobre a textura que é uma versão mais porosa que a do papel Desenho 200 g. Tirando isso, preciso comprar o bloco novamente a fim de realizar novos testes.
Como queria aproveitar bem o papel, resolvi que faria não um desenho grande e complexo, mas sim, diversos, utilizando diversas cores e formatos. Queria enfim botar a tinta à prova e bom, tanto ela quanto o papel passaram no teste com louvor.
Nos testes acima, em alguns pontos, usei guache branco para obter luzes marcadas. Até então, não havia comprado a máscara para aquarela, item que já testei e do qual em breve falarei aqui.
Nesse teste, usei nanquim para fazer o lineart e aquarela para pintar as cores base. Pra finalizar, usei tinta acrílica que é a única tinta que tenho que tem poder para pintar sobre o nanquim.
Acho que já perceberam que eu adorei usar o Canson Aquarelle XL né? Funcionou bem com aquarela, nanquim e acrílica (mais qualquer papel funciona bem com acrílica, se você souber usar os recursos extras desse material), com certeza vai funcionar bem com guache também. O bloco que comprei é aquele que vem com a espiral e as folhas destacáveis, formato A4. O custo por folha no dia em que comprei estava em R$ 2,07. O Canson Montval é mais caro.
Os aquarelistas podem achar estranho, pois trabalham com papeis cujo valor por folha chega facilmente aos R$ 100. Mas aí, são pessoas que trabalham vendendo aquarelas e que cobram fortunas por suas pinturas. E eu não cheguei a este nível ainda.
Abraços e até breve.
Vejo a qualidade do papel como um fator determinante quando falamos de aquarela. Mas nem por isso deve ser um material caro. O bloco Canson Aquarelle XL já me parece um investimento alto, mas que compensa.
ResponderExcluirTeus resultados em todas as tintas ficaram bem interessantes, tem muito mercado para isso. A publicidade e o mercado editorial carece desse tipo de serviço. Já trabalhas na área?
Para encerrar aqui meu comentário, deixo minha admiração pelo seu trabalho e quanto ele representa um incentivo para todos nós. Parabéns.
Valeu Andy! O papel influencia mais que a tinta, dependendo da técnica usada e do resultado que se deseja obter. Como tudo que eu faço tende ao realismo, esse papel atendeu bem, testei pouco com manchas soltas, mas essa hora vai chegar. Só de não precisar lidar com a textura canelado do outro, já fico feliz.
ExcluirTrabalho nesse mercado e até já fiz uma coisa ou outra, mas pago as contas é como designer, não como ilustrador.
Fico feliz por saber que ajudo de alguma forma, quando comecei a escrever sobre minhas experiências nesse mundo da arte. A ideia era de iluminar o caminho de algumas pessoas, remover algumas pedras. Já fico feliz com isso. VALEU MSM!