Pular para o conteúdo principal

Still life | Acrilyc Paint

Saudações visitantes!

Hoje, vou falar um pouco sobre minha jornada de estudos no universo da tinta acrílica. Como disse anteriormente, já pintei com tinta acrílica outras vezes, mas foi recentemente que aprendi como direcionar o trabalho para obter o resultado que desejo.

Isso começou a acontecer depois de assistir as lives do professor Gustavo Pelissari, da escola Arcane. Nesses vídeos, dentre diversas "aulas de desenho e pintura", ele dá dicas sobre como usar tinta acrílica e isso me ajudou muito, me incentivou a retomar os estudos. A imagem a seguir, é resultado de um desses estudos.

É um trabalho simples, que foi feito usando como referência, uma foto de natureza morta ou "still life". Como suporte, trabalhei no papel Canson Desenho 200 g preparado com gesso acrílico da Acrilex.

Para quem deseja começar a trabalhar com acrílica, esse é um dos materiais essenciais. Como a acrílica é considerada uma tinta "pesada", assim como a tinta óleo, ela exige muito do suporte onde será aplicada. Por isso, o ideal é que antes de começar a pintar, você prepare ele, aumentando sua resistência e durabilidade. O gesso acrílico é ótimo para fazer isso, mas você também pode usar a própria tinta acrílica diluída ou mesmo o médium acrílico em tubo. Cada um vai entregar uma textura diferente, então o jeito é experimentar qual lhe atende melhor. 

As telas já são disponibilizadas com uma camada de gesso acrílico, então não precisam ser preparadas para pintura, exceto se você quiser criar uma textura diferente. Mas antes de pintar, não se esqueçam de queimar a tela usando uma camada diluída de tinta acrílica, que pode ser da cor que desejar. Isso evita que o branco da tela se confunda com a tinta branca, evitando deixar partes da tela sem tinta, pois isso é muito ruim.


Em hipótese alguma
aplique tinta acrílica sobre suporte que foi tratado com verniz ou tinta a base de óleo. A tinta acrílica não se prende ao suporte e pode ser removida depois, como se fosse uma mera casca. Mas você pode aplicar tinta óleo e verniz oleoso sobre a tinta acrílica. Apesar da tinta acrílica não precisar de verniz.

Enfim, espero ter compartilhado mais um pouco de conhecimento com vocês. A seguir tem alguns links interessantes para quem está conhecendo essa tinta agora ou que quer ampliar seus conhecimentos sobre ela.

Abraços e até breve.

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=o0dPhAnsKLc _ Origem da tinta

https://www.youtube.com/watch?v=wwvQCMS32JQ _ Origem da tinta

https://www.youtube.com/watch?v=fT7FDFf6QNc _ Diferenças entre as tintas

https://www.youtube.com/watch?v=4aXFg-jfh-k _ Dicas sobre a tinta

https://www.youtube.com/watch?v=AZw0KUjb8pc _ Ilustração com acrílica

https://www.youtube.com/watch?v=9lbce9URgN0 _ Técnica abstrata

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oil Pastel

Saudações caros visitantes! Até cerca de uma semana atrás, dos materiais que eu possuo, acreditava que os pasteis oleosos eram os mais difíceis de se utilizar. Tentei aprender como funcionavam em três oportunidades diferentes e em nenhuma delas, obtive resultados satisfatórios. Mas isso mudou quando resolvi me desafiar. No início, fiz testes explorando as variações de cores disponíveis em desenhos bem simples. E a medida que comecei a entender melhor como utilizar o material, me arrisquei em pinturas mais complexas como a desse peixe logo acima. A seguir, o desenho à direita (a fruta de uma árvore de cacau), foi o primeiro desafio que me propus com os gizes. Usei basicamente as cores amareladas, avermelhadas e marrons, além do branco. O desenho à esquerda, foi o segundo realizado com os pasteis. Nele, testei basicamente os amarelos e o branco. A seguir, nos desenhos à esquerda, fiz testes com os gizes que possuem cores avermelhadas e esverdeadas. Já no desenho da direit

Boitatá | Gouache

Saudações visitantes! Vocês já assistiram alguma série que os deixou animados? Loucos para verem o próximo episódio? Então, assisti recentemente a série  Cidade Invisível , da Netflix. Ela foi inspirada no folclore brasileiro e apesar de não ter o roteiro perfeito, me deixou empolgadíssimo. Chegou ao ponto de postergar a conclusão da série a fim de saborear melhor a história e os personagens. Enfim, todo esse hype me fez criar a pintura que vêm a seguir. Ela foi inspirada pela lenda do Boitatá, uma criatura mítica do nosso folclore e que, apesar de não aparecer na série (ainda), é uma das minhas preferidas. Segundo a Wikipedia: Boitatá é um termo tupi-guarani , usado para designar, em todo o Brasil, o fenômeno do fogo-fátuo , e deste derivando algumas entidades míticas, das primeiras registradas no país. - FONTE . Para compor a pintura, usei fotos de referência da floresta amazônica e de algumas cobras. Queria representar um ambiente escuro para que o brilho do fogo se destacasse e e

Still life | Oil pastel

Saudações visitantes! Recentemente, houve um aumento considerável de acessos à postagem sobre pastel oleoso . Aí pensei: como o pessoal gostou do conteúdo, vou fazer mais um trabalho com pastel oleoso demonstrando minha evolução depois daqueles estudos, a fim de provar que o tempo pode maturar o conhecimento sobre algo. Há, estou reorganizando as postagens e "catalogando-as" por temas, como: Aquarela , Guache , etc. Basta conferirem no canto direito da tela em Marcadores . Foi a forma que encontrei para diminuir o caminho entre vocês e o que tenho à falar sobre esses assuntos. Bom, vamos à pintura. Pastel oleoso sobre papel Kraft 180 g - 297 x 210 mm