Saudações visitantes!
Recentemente, houve um aumento considerável de acessos à postagem sobre pastel oleoso. Aí pensei: como o pessoal gostou do conteúdo, vou fazer mais um trabalho com pastel oleoso demonstrando minha evolução depois daqueles estudos, a fim de provar que o tempo pode maturar o conhecimento sobre algo.
Há, estou reorganizando as postagens e "catalogando-as" por temas, como: Aquarela, Guache, etc. Basta conferirem no canto direito da tela em Marcadores. Foi a forma que encontrei para diminuir o caminho entre vocês e o que tenho à falar sobre esses assuntos.
Bom, vamos à pintura.
Pastel oleoso sobre papel Kraft 180 g - 297 x 210 mm
Usei os pasteis oleosos da Pentel, gosto muito da pigmentação deles e da facilidade de se misturar os gizes e obter outras cores.
Não tenho certeza se disse isso da outra vez, ou mesmo se sabia disso, mas é interessante dar um tempo de "descanso" entre as camadas aplicadas. Isso possibilita ao papel absorver um pouco da oleosidade do material. Conferindo àquela camada, um toque mais seco, facilitando um pouco a aplicação de novas camadas. Não chega a ser uma revolução, mas ajuda bem.
P.S.: O verniz só escurece a pintura se você não cobrir bem o papel com o giz. Não economize nos empastes.
Enfim, espero que tenham gostado do resultado.
Abraços e até breve!
Comentários
Postar um comentário