Saudações caros visitantes!
Toda vez que alguém me pede uma dica sobre como desenhar ou pintar melhor? Sempre falo: desenhe ou pinte algo todos os dias, mesmo que sejam apenas esboços.
![]() |
Tento superar minha dificuldade de desenhar pessoas e me surpreendo ao conseguir entregar algo nesse nível. Para você, isso talvez não seja nada especial, mas para mim é um salto evolutivo imenso. |
A ideia por trás disso é a mesma que sustenta os desafios de desenho. Ao contrário do que muita gente pensa, desenhar bem não é questão de dom (isso não existe), é uma questão de esforço, dedicação e persistência.
Você não vai virar um Charles Lavesso da noite para o dia, mas no fim de um mês, o seu trigésimo desenho será muito melhor que o primeiro. Falo por experiência própria!
![]() |
Desenho coisas aleatoriamente, para me manter ativo e para me desafiar. Gosto de experimentar outros materiais e formas novas de pintar quando faço isso. |
Observando meus desenhos e pinturas atuais, consigo perceber quanto venho evoluindo nos últimos anos. Ainda tenho dificuldades para desenhar diversas coisas (por isso sempre me desafio), mas para outras, o desenho flui com uma tranquilidade que me assusta. Ao ponto de me perguntar quando descobri como resolver certos problemas de desenho de forma tão prática?
Quanto a pintura, sinto que nesse quesito evolui muito mais do que nas minhas habilidades de desenho. Por exemplo, quando vou pintar com guache, invento limentações para fazer com que o processo não deixe de ser interessante. O tempo de prática que tenho com essa tinta é alto, então pintar com ela deixou de ser um desafio e passou a ser um metodo para obter um resultado específico. Ouso dizer que tornou-se "meu estilo".
![]() |
Meus últimos desafios têm sido de desenhar pessoas, uma das minhas maiores dificuldades. |
Não estou dizendo que posso me comparar com um Felipe Massafera, estou muito longe disso. Muito mesmo! Mas dentro das minhas limitações artísticas, tenho buscado me superar a cada novo desenho. E tenho obtido bons resultados. Por isso, encerro essa postagem com alguns questionamentos para vocês:
Você desenhou ou pintou algo hoje?
- Quanto têm se desafiado à sair de suas zonas de conforto?
Abraços e até breve!
Comentários
Postar um comentário