Pular para o conteúdo principal

Canetas brancas de Gel - Comparativo

Saudações caros visitantes!

Para encerrar o ano, vou fazer algo que não faço há muito tempo, publicar um comparativo/avaliação de três canetas com tinta branca de gel. Recentemente adquiri a terceira, por isso se tornou possível fazer uma avaliação mais ampla.

Para ser justo, utilizei quase todos os materiais que tenho e classifiquei o desempenho das canetas comparando o comportamento delas com esses materiais. Essa avaliação apenas leva em conta o desempenho da caneta ao fazer traços sobre as manchas, pois, se utilizadas diretamente sobre papel colorido/escuro, elas tem desempenho bom ou excelente, umas com a cor do traço mais intensa e as outras menos, mas funcionam bem. Vejam a seguir, o teste sobre papel preto liso.





As canetas avaliadas foram: Sakura Gelly Roll 08, Uni-ball Signo Angelic Colour e Pilot Pop'lol 0.7.

A tabela a seguir, demonstra como essas canetas se comportaram nos testes.


A caneta Sakura Gelly Roll, apresentou o melhor resultado nos testes. Ela possui a tinta cujo branco é mais intenso, ou seja, é o maior poder de opacidade dentre as três.

A Uni-Ball Signo, apresentou bons resultado com alguns materiais, mas ficou na média. A tinta não é tão intensa quanto a Gelly Roll, mas é mais intensa que a da Pilot Pop'lol. Essa caneta possui o maior custo dentre as três.

A Pilot Pop'lol, parece ser um lançamento recente. A ponta dela é a mais fina, não possui tampa como as demais e a tinta é a menos intensa. Entretanto, além de ser acionada através de um botão, possui prendedor e o melhor custo-benefício.

Por fim, recomendo o uso da Sakura Gelly Roll, é sem sombra de dúvidas, a melhor dentre as três canetas. Mas se você quer apenas experimentar esse tipo de material ou pretende usá-lo apenas no papel colorido, a Pilot Pop'lol tem um excelente custo benefício.

Não uso esse tipo de caneta para fazer traços nas artes mais, uso apenas para fazer pontinhos de luz. Nesse quesito, todas elas são boas, mas a intensidade da tinta da Gelly Roll é superior. Não utilize elas para fazer traços sobre pastel seco e oleoso, guache e lápis de cor. Esses materiais podem se desprender do suporte e entupir a ponta da caneta. Nesses casos, recomendo selar a pintura com verniz fosco antes, ou usar tintas mais opacas como a da caneta POSCA ou o guache Talens.

Lembro ainda que essa é minha opinião, ela foi construída depois de testes e do uso constante dos materiais citados. Se você ficar em dúvida, pode fazer o testes por contra própria.

O resultado dessa avaliação se restringe às canetas citadas aqui e que possuem a cor branca, as demais canetas dessas marcas que possuem tintas de outras cores não foram testadas e os resultados podem não se aplicar. Nesses casos, recomendo testar na hora que for comprar.

Espero que tenham gostado da avaliação, talvez um pouco de experiência e maturidade tenha feito alguma diferença.

Que venha 2020!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dick Vigarista (Dastardly)

Saudações visitantes! Com o carnaval chegando, queria pintar um pouco, mas estava com preguiça de desenhar algo novo. Ando com pouquíssimo tempo ultimamente, por isso, para não desperdiçar o tempo que vou gastar com arte, tenho que escolher bem o que fazer. Se você me segue no Instagram, sabe que já desenhei o carro cinco da Corrida Maluca (Wacky Races). Entretanto, estou travado com a pintura, inclusive, estou pensando em redesenhar o carro. Isso, por que depois de concluir o desenho e começar a pintar, percebi que o carro parecia demais com um Fusca e isso não me agradou muito, pois a intenção não era de desenhar um Fusca. Vamos esperar para ver o que o futuro reserva para esse carro. Sendo assim, o jeito seria fazer algum desenho novo ou trabalhar em um que estou travado. Aí lembrei do Dick Vigarista que desenhei para a próxima coleção Wacky Races, a de personagens e ele caiu como uma luva. Estava com tanta saudades de pintar, que esse trabalho saiu num espirro. Usei basi

Astronaut - Strawberry Galaxy

Saudações visitantes! Faz uns dias que fiz o esboço do desenho a seguir (de uma versão simplificada da personagem). A ideia era usar a ilustração em uma embalagem de iogurte de morango. Como isso não aconteceu e eu acabei gostando muito do conceito, resolvi "dar vida" ao personagem em seu universo. Inicialmente, queria fazer essa pintura digitalmente, mas por falta de tempo, resolvi pintar com guache. -  Posso levar os materiais tradicionais para qualquer lugar e não preciso de energia elétrica, sequer preciso de uma mesa . - No fim, acabei usando um pouco de lápis de cor para refinar alguns detalhes e um pouco de pintura digital para corrigir alguns erros. E esse é o resultado: Fiz esse desenho no meu sketchbook A5, ele possui diversos tipos de papel, incluindo algumas folhas de Canson Layout 180g, suporte utilizado para essa pintura. Apesar desse suporte não possuir características ideais para técnicas úmidas, quando bem utilizado, resiste e entrega um resultado

The Crimson Haybailer

 Saudações visitantes! Enfim conclui a pintura do carro n.º 4 da Corrida Maluca ( Wacky Races ), ou Carro Voador (no Brasil), ou ainda The Crimson Haybailer (nos EUA). Demorou um pouco mas consegui finalizá-lo como queria. Por diversos motivos, estou com pouco tempo esses dias. Primeiro por que depois de concluir a pintura da base (última imagem da postagem) com guache, decidi que concluiria o trabalho pintando a asa inferior e a superior com o Photoshop; Segundo, neste meio tempo, acabei entrando em um emprego novo e fiquei sem possibilidades de fazer novas pinturas ou desenhos, além dos freelas que aparecem de vez em quando e sugam o restante do pouco tempo que tenho. Por isso, a pintura precisou ficar parada por um tempo. Mas nessa última sexta-feira, fiquei irritado com isso, pintei a asa superior com guache e depois de recortar e editar a imagem, corrigi a posição da asa inferior usando uma ferramenta mágica do Photoshop chamada "edição de imagem".