Pular para o conteúdo principal

Fogo e trevas

Saudações caros visitantes!

Hoje, vou mostrar para vocês a última pintura em trabalhei e falar um pouco sobre a consolidação da simbiose entre o guache e a tinta acrílica.

Faz um bom tempo que estou pensando em pintar criaturas fantásticas, sendo assim, a primeira tentativa foi consolidada com o crocodilo espiritual. Por isso, essa é a segunda pintura e a personagem é uma meio youkai (demônio se preferir). Ela nasceu do desejo de pintar uma mulher com o desejo de pintar uma espécie qualquer de demônio, oriental ou não.


Como de costume, fiz o desenho em uma folha A4 Canson Mixed Media 300, mas não utilizei a face ondulada do papel, mas sim o verso. Como devem saber, não gosto muito dessa face ondulada, por isso geralmente prefiro o verso que é ligeiramente liso.

Usei a foto de uma menina como referência e depois de concluir a pose, acrescentei os elementos que queria. A ideia principal se sustenta no fato dela ser meio youkai e de precisar se defender dos demais demônios de seu mundo. Em tese, ela seria uma espécie impura. Deste ponto de vista, tirei a sustentação para acrescentar os elementos que passam a sensação dela precisar lutar para se manter viva. A iluminação quente, procura passar a sensação de se estar no mundo dela, um mundo envolto em trevas e fogo.


Essa pintura consolida a simbiose entre o guache da Talens e a acrílica da Pebeo, atualmente, meus materiais preferidos. Posso dizer que a acrílica substituiu a aquarela e manteve sua função, acrescentando diversas funcionalidades novas. A acrílica é a base que aumenta a resistência do papel, impedindo que o mesmo derreta após diversas pinceladas úmidas, mas também é a responsável pela iluminação da cena, trabalhando sempre com camadas diluídas que se mesclam de forma homogênea ou densas e marcadas, construindo luzes expressivas e sombras profundas. O guache é o elemento central da pintura, por secar rápido, ocupar pouco espaço e requerer uma gama de materiais de apoio reduzida. Ele pode ser carregado para qualquer lugar, me permitindo trabalhar na pintura nos poucos minutos que me restam do meu horário de almoço por exemplo. Utilizado geralmente para definir os volumes, cores base, luzes, texturas, etc. Com ele, agilizo o processo de pintura, já que me permite trabalhar bem com camadas carregadas ou diluídas.

De qualquer forma, por conter diversos detalhes de textura, luz e volume, demorei um bom tempo para concluir essa pintura. Foram aproximadamente três semanas, trabalhando entre 30 minutos e duas horas por dia, "quase" todos os dias. O tempo escasso contribui, mas demorei mais do que geralmente demoro. Mesmo assim, percebi uma coisa legal, o tempo que eu gastei não importou,  por que a pintura é minha, feita por mim e para mim, o importante é que o resultado me agradou. Se mais alguém gostar, ótimo, se não gostar, paciência é um ótimo remédio.

PS.: Quando comecei a pintar, há alguns anos, achei que meus trabalhos tinham muita influência dos gênios do pós-impressionismo, especificamente o Van Gogh. Hoje, não consigo deixar de acreditar que quanto mais me aproximo das sombras do Caravaggio, mais em casa me sinto. Essa iluminação marcada por sombras pesadas vem me encantado cada vez mais.

Abraços e até breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dick Vigarista (Dastardly)

Saudações visitantes! Com o carnaval chegando, queria pintar um pouco, mas estava com preguiça de desenhar algo novo. Ando com pouquíssimo tempo ultimamente, por isso, para não desperdiçar o tempo que vou gastar com arte, tenho que escolher bem o que fazer. Se você me segue no Instagram, sabe que já desenhei o carro cinco da Corrida Maluca (Wacky Races). Entretanto, estou travado com a pintura, inclusive, estou pensando em redesenhar o carro. Isso, por que depois de concluir o desenho e começar a pintar, percebi que o carro parecia demais com um Fusca e isso não me agradou muito, pois a intenção não era de desenhar um Fusca. Vamos esperar para ver o que o futuro reserva para esse carro. Sendo assim, o jeito seria fazer algum desenho novo ou trabalhar em um que estou travado. Aí lembrei do Dick Vigarista que desenhei para a próxima coleção Wacky Races, a de personagens e ele caiu como uma luva. Estava com tanta saudades de pintar, que esse trabalho saiu num espirro. Usei basi

Astronaut - Strawberry Galaxy

Saudações visitantes! Faz uns dias que fiz o esboço do desenho a seguir (de uma versão simplificada da personagem). A ideia era usar a ilustração em uma embalagem de iogurte de morango. Como isso não aconteceu e eu acabei gostando muito do conceito, resolvi "dar vida" ao personagem em seu universo. Inicialmente, queria fazer essa pintura digitalmente, mas por falta de tempo, resolvi pintar com guache. -  Posso levar os materiais tradicionais para qualquer lugar e não preciso de energia elétrica, sequer preciso de uma mesa . - No fim, acabei usando um pouco de lápis de cor para refinar alguns detalhes e um pouco de pintura digital para corrigir alguns erros. E esse é o resultado: Fiz esse desenho no meu sketchbook A5, ele possui diversos tipos de papel, incluindo algumas folhas de Canson Layout 180g, suporte utilizado para essa pintura. Apesar desse suporte não possuir características ideais para técnicas úmidas, quando bem utilizado, resiste e entrega um resultado

The Crimson Haybailer

 Saudações visitantes! Enfim conclui a pintura do carro n.º 4 da Corrida Maluca ( Wacky Races ), ou Carro Voador (no Brasil), ou ainda The Crimson Haybailer (nos EUA). Demorou um pouco mas consegui finalizá-lo como queria. Por diversos motivos, estou com pouco tempo esses dias. Primeiro por que depois de concluir a pintura da base (última imagem da postagem) com guache, decidi que concluiria o trabalho pintando a asa inferior e a superior com o Photoshop; Segundo, neste meio tempo, acabei entrando em um emprego novo e fiquei sem possibilidades de fazer novas pinturas ou desenhos, além dos freelas que aparecem de vez em quando e sugam o restante do pouco tempo que tenho. Por isso, a pintura precisou ficar parada por um tempo. Mas nessa última sexta-feira, fiquei irritado com isso, pintei a asa superior com guache e depois de recortar e editar a imagem, corrigi a posição da asa inferior usando uma ferramenta mágica do Photoshop chamada "edição de imagem".