Sócrates

Saudações!

Terminei de pintar uma ilustração em que estava trabalhando há muito tempo, a pintura digital (simulando grafite) do filósofo Sócrates.

Leve em conta que esta é uma visão artística do filósofo, não é possível sequer saber se o rosto dele é assim, se realmente existiu, ou se é um conjunto de ideias personificadas e concentradas em um único ser. Entendo tanto de filosofia quanto entendo de física quântica, então já peço desculpas se falei alguma besteira.

Tudo começou com o esboço demonstrado a seguir. Ele foi feito em papel comum, com lápis de cor roxo e vinho.


Demorei tanto tempo para fazer essa pintura / desenho, por que, entre um processo de estudo e outro, há  momentos em que queria apagar o resultado, ou mesmo, desistir de pintar qualquer coisa. Alguns vão me entender. Certos hiatos, duraram meses, mas como tudo deve ter fim, resolvi me dedicar um pouco mais ao desenho.

A primeira parte do estudo, foi realizada no PaintToolSai, onde desenvolvi um pincel especial, apenas para realizar a pintura a seguir. Já estava quase finalizando, quando comparei o desenho com outros trabalhos digitais que fiz, que têm a intenção de simular grafite e percebi que eu poderia fazer algo melhor.


Apaguei a pintura do ToolSAI e recomecei tudo no Photoshop, também utilizando pinceis que desenvolvi para simular grafite, a mudança não poderia ter sido melhor.


Os brushes que criei para o Photoshop, são muito mais complexos que o do ToolSAI e o resultado ficou bem mais interessante. Adoro trabalhos em tons de cinza ou grafite. Um monstro brasileiro do desenho realista e que trabalha perfeitamente com grafite, é o Charles Laveso. Quem sabe um dia, meu trabalho digital de grafite chegue ao menos no calcanhar dos trabalhos dele. (rs)


Espero que tenham gostado do estudo, tanto quanto eu. Demorou, mas ficou pronto e é isso que importa.

Abraços e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.