Destrinchando o PaintToolSAI

Saudações caros visitantes!

Estou estudando pintura digital e como o PaintToolSAI é muito famoso, resolvi testar as configurações de criação de pinceis dele.


Pretendo tentar desenvolver pinceis que simulem materiais reais e quero saber se ele tem "poder" para fazer isso. Já sei que ele trabalha bem com arte para Mangá, também percebi que ele é levíssimo e que não tem muitas frescuras, agora resta descobrir se ele dá conta do trabalho, simular pinceis e texturas reais. Percebi que a maioria dos desenhos feitos nele ficam muito "lisos" ou melhor dizendo, com cores chapadas, com aquela aparência de pintura digital e quero contornar isso.

Minha primeira experiência com o ToolSAI rendeu este desenho e uma postagem
para o meu outro blog, lá tenho costume de fazer resenhas de materiais de arte.
Clique aqui para conferir.

Já vou avisar, estou adorando a experiência e pretendo estender essa pesquisa para outros softwares de pintura digital que estão no mercado, todos à sombra do Photoshop e do CorelPainter. Assim posso descobrir e mostrar para vocês as limitações e vantagens do uso de cada um deles.

Vamos conhecer o primeiro pincel da lista?

Pincel Óleo

Ele simula as pinceladas das tintas densas como a óleo e a acrílica, só não consegue simular o corpo da tinta, mas ficou legal mesmo assim.


Eu mostrei as configurações do pincel, por que não sei como exportar preset dos pinceis do ToolSai, um "dos pequenos defeitos" que encontrei no software. É chato, mas dos males é o menor. – O site que encontrei, citado no fim da postagem, explica como fazer isso.

Se você quiser acrescentar textura ao pincel, basta clicar no botão que fica logo abaixo de Midle Flat e escolher a textura desejada. Observe a seguir o teste que fiz com o pincel sem textura e com textura de tela:


Gostei desse pincel, com e sem textura, por isso resolvi salvar os dois exemplos e não vejo a hora de fazer um teste real.

Já possuo alguns pinceis ideais para Mangá, vou organizar as coisas e assim que tiver tempo, faco a postagem sobre eles.

ACRESCENTANDO: Acabei de achar o site PaintToolSAI Brasil e tem muito material sobre o ToolSAI lá, inclusive tutoriais, além de um conteúdo voltado para ilustradores em geral. Vale conferir, adorei.

Abraços e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.